domingo, abril 08, 2012

Algures entre os 7 e os 8 meses

Se isto fosse um relato de uma gravidez, estaríamos agora a entrar na parte interessante, mas como não é, vai ser mais do mesmo...
Portanto este novo semestre começou em Fevereiro e começou bem depressa. As aulas são exaustivas e extremamente difíceis. São integralmente dadas em Chinês o que não ajuda em nada a nossa causa de saber que raio se passa. A professora das aulas de comprehensive (chines geral onde aprendemos o básico) é boa, mas o chinês dela é muito rápido :S e às vezes eu sinto-me com um burro a olhar para um palácio ...
Vou ter os midterms agora em Abril e estou basicamente lixada...
Mais, estamos a planear uma super tour pela China que me vai deixar completamente pobre, mas pelo menos é por uma boa causa, nunca se sabe quando cá irei voltar portanto tenho que aproveitar o máximo enquanto cá estou.
Os exames do semestre passado até foram bons, com notas equivalentes a A e um B+ em speaking, mas convenhamos que eu até tenho má dicção em Português, porque seria o Chinês diferente?
Este semestre temos umas novas amigas aqui no dormitório e portanto significa que temos mais uma delas aqui no quarto para nos acompanhar nas nossas demandas intermináveis pelos dramas de TV coreanos...tem sido uma busca bastante intensiva desde que o semestre começou...o que significa que o estudo tem sido reduzido em grande escala.
As aulas: tenho ido às aulas todas, por vezes sozinha. Este semestre há uma onda de desmoralização por todas as pessoas da minha aula e há muita gente que falta sem motivos aparentes, mas com a velocidade das aulas e a dificuldade tão aumentada, há desculpa.
Aulas de Zonghe (Comprehensive) são interessantes, temos uma lição por semana e a professora que é mais velha que as outras tem como método que o decorar é o que é bom para aprender Chinês, então temos em todas as aulas que ler textos e repeti-los sem olhar para o livro. Eu sei que este método Chinês ensinou gerações, mas será que as ensinou bem? Olhemos para o panorama do pais e decidamos por nós.
Yuedu (Reading) é uma aula que no inicio começou por ser muito stressante, mas se uma pessoa se preparar anteriormente para a aula e efectivamente perceber o texto as coisas fazem-se. O professor começou por ser muito assustador e agora aos meus olhos ele é só um pouco assustador e muito esquisito.
Tingli (Listening) não há muito para dizer, tenho uma vez por semana apenas e a professora é mais nova que nós quase uma década, ela é interessante e às vezes incrédula com o nosso nível de estupidez, ninguém a julga...
Kouyu (Speaking) é sempre o calcanhar de Aquiles...todas as aulas temos que fazer um texto sobre um tema e apresentar em frente à aula. Por vezes é muito desmoralizante, mas a quantidade de estupidez que todos dizemos é soberba e o facto de vermos o professor a rir que nem uma menina é fantástico. Este professor é alguns anos mais novo que eu, mas tenho que confessar que ele é o Chinês mais interessante que já vi até agora, eu gosto muito dele como professor e aparentemente ele gosta das parvoíces que eu digo nas aulas...
A turma: este semestre temos uma invasão de asiáticos na nossa turma: 3 do vietname, 5 japoneses, 2 coreanos, 3 americanos, 1 argentina, 1 francês, 1 brasileiro (que não percebe o nosso português) e nós, as 2 tugas. O que torna as aulas complicadas? Os 3 vietnamitas que já sabem chinês perfeitamente e que mesmo assim estão no nível intermédio e que usurpam a atenção inteira nas aulas. O resto do gang às vezes tem que lhes falar mal para eles pararem com a estupidez, mas eu acho que é o que acontece quando as pessoas já sabem a língua, escolhem níveis mais baixos para ser mais fácil e depois lixam a aprendizagem aos outros...irrita-me bastante...
Fora das aulas tem sido a maratona de séries coreanas e algumas tão depressivas que tínhamos que intercalar com vídeos do Rain...para lavar os olhos / não cair na depressão. Este senhor é bom para manter os espíritos elevados e o nível de “asian cuteness” ao máximo.
Agora vamos entrar num período de férias de 3 dias e há muito que fazer, vou avisando se houver novidades.
“From China with love”

Sem comentários: