A viagem de avião para cá foi fantástica, a KLM realmente é uma boa companhia para se voar, não tivemos falta de comodidades e de comida a bordo.
Saímos de Portugal com 1hora de atraso devido ao temporal que se fazia sentir em Schipol, mas o voo até lá correu dentro do horário previsto. Apanhámos alguma turbulência pelo caminho mas nada de mais.
Chegar à China foi fácil, passar por um aeroporto caótico ainda na Holanda, fazer o meu primeiro body scan, sentir a pressão da escolha, apesar de ainda pensar levianamente nisso.
China!
Apanhámos um táxi, tivemos 30 minutos na fila para ele e apercebemo-nos que os Chineses e as filas para qualquer coisa não funcionam, eles não têm respeito pelo próximo. Ora, na China à apenas 1hora e já estava a aprender variações culturais...
O taxista claramente não falava inglês (segunda coisa aprendida: ninguém fala inglês nas ruas), as nossas malas foram na bagageira aberta, percorremos a autoestrada a toda a velocidade ignorando as sugestões dadas pelos sinais de trânsito, vias, sinais vermelhos, sentidos contrários, duplos traços contínuos. Enfim foi um momento edificante e que me faz achar que os Portugueses são uns santos no que toca à condução. Aprendi que não quero conduzir na China!
A residência é relativamente boa, sinceramente estava à espera de uma caixa de sapatos onde nos enfiassem mas o quarto até tem espaço e algumas comodidades. A casa de banho na varanda é que é algo que eu francamente dispensava...na altura que estava um calor de morte não me pareceu má ideia, mas quando começar a ficar muito frio, então vai ser complicado ir tomar banho. Ambientámo-nos ao local, mas não saímos de casa, nem para buscar comida...digamos que a primeira semana passada na china, a comida não foi algo que abundou...
Aos poucos fomos saindo, fomos ver onde era o campus onde tínhamos aulas, uns meros 40min a andar até lá (a andar rápido entenda-se), começamos a conhecer o outro campus, tiramos fotografias, tratamos da papelada de ingresso na universidade e voltamos para casa, para uma internet mais que lenta e para mais nada que fazer.
Primeira semana passou-se, vimos onde eram alguns supermercados, aventuramo-nos a comer fora, em restaurantes de fast food Chineses, dos quais apenas vale a pena mencionar o Dico’s que realmente é muito bom. Segunda semana começamos as aulas. Foi o bailarico de pessoas a entrar e a sair das aulas, mais ou menos alunos. Toda a gente experimentou outras aulas outros locais...menos nós que decidimos que aquele nível e aquela velocidade era boa para nós, excepto na parte de ouvir, onde ainda agora, passado um mês nos sentimos um pouco perdidas...
Esta semana trouxe com ela o adquirir de algumas comodidades, compramos uma chaleira, tigelas, pauzinhos, coisas para ter em casa e coisas para comer. Agora somos quase profissionais em noodles!!!
Tem sido uma experiência interessante esta de não ter as comodidades que estamos habituados, de ter que fazer o muito com o pouco.
Todos os dias me apercebo porque eu não fui feita para partilhar casa, não gosto que invadam o meu espaço, especialmente pessoas que não têm o mesmo sistema moral que eu e que fazem as coisas de maneira egoísta. Irrita-me muito, mas ainda faltam 10 meses portanto é aguentar.
Nesta semana conseguimos algo fantástico, a Margarida precisava de comprar uma pen e então fomos à loja e por milagre ou mesmo porque nos fizemos de difíceis, conseguimos regatear com a senhora e baixar o preço da pen quase para metade... é uma pequena vitória para quem está a viver neste pais e não percebe o suficiente da língua.
Também foi a semana em que adquirimos o cartão da cantina, uma das melhores coisas que fizemos até agora, podemos ir comer todos os dias lá (sim é sempre arroz) por um preço irrisório e a comida até é bastante boa.
Terceira semana e estamos quase a acabar o primeiro livro em Leitura e Compreensão. Vamos depressa, penso que aprendi tanto em 3 semanas aqui como num ano em Portugal. Espero daqui a um ano já saber Chinês suficiente para conseguir ter uma conversa fluente, nem que seja sobre o tempo.
Hoje, domingo, Setembro 25, estamos quase adaptadas ao local, já saímos de bicicleta todos os dias, vamos à cantina buscar almoço e jantar, vamos às compras quando é preciso, já fomos ao Carrefour de bike, que é longe e complicado mas fomos rápida e facilmente. Estamos a ficar prós e a adaptarmo-nos bem. Ontem foi dia de visita ao museu da Universidade de Sichuan, foi interessante a visita, o museu representava brutalmente a história da China com trajes, estatuetas e gravuras, foi uma experiência interessante e que despertou o interesse de fazer fins de semana culturais pela China. É um novo objectivo penso eu.
Quase findo este primeiro mês longe de casa, o saldo é bastante positivo. É difícil tolerar alguns comportamentos dos Chineses, especialmente a falta de respeito mutuo e a falta de higiene, mas de resto eles têm um pais lindo, uma cultura tradicional muito rica e espero que daqui a um mês já possa escrever aqui em Chinês!